Sistema de Drenagem já está no trecho da Avenida José Bento Ribeiro Dantas

Com um quilômetro de extensão, atravessando ruas com histórico de alagamentos, como Vieira Câmara, Celeste da Costa e rua da Linguiça, a construção do Sistema de Drenagem de Manguinhos, que vai garantir o escoamento das águas pluviais evitando enchentes nestes locais, Já está sendo colocado no trecho da Avenida José Bento Ribeiro Dantas onde fará ligação com a Celeste da Costa e depois segue até a Vieira Câmara. Também estão se do construídas as caixas de concreto para passagem da água vinda dos bueiros em direção a tubulação principal.


A tubulação de um metro e vinte centímetros de diâmetro já foi instalada em mais da metade do percurso, faltando cerca de 450 metros do trecho total para conclusão da obra, prevista para início de junho. O material da tubulação também impede  ligações clandestinas de esgoto.


 O itinerário das águas


O sistema de drenagem liga a rua Vieira Câmara ao Porto da Barra, onde encontra a praia de Manguinhos. A tubulação segue pela rua Vieira Câmara, passa por trás da madeireira Ita, até sair na rua Celeste da Costa, seguindo em direção à Avenida José Bento Ribeiro Dantas. Continuando pela avenida, a rede de drenagem entra na rua da Linguiça, atravessa terrenos particulares, encontra a rua das Flores, passa pela Rua 5 ao lado da Escola Municipal Nicomedes Theotônio Vieira, e segue em direção ao Porto da Barra.
 
Iniciada em 2014, esta obra ficou paralisada por decisão da Justiça, devido à necessidade de desapropriação de uma casa cujo proprietário iniciou um processo. Como a questão ainda se arrasta sem solução, engenheiros da Secretaria de Obras refizeram o estudo do projeto, mudando o traçado, possibilitando a retomada das obras em janeiro deste ano.


Durante a obra da rede de drenagem da Prefeitura, a Prolagos vai finalizar a rede separativa de esgoto deste mesmo trecho. A construção dos dois sistemas de coleta vai evitar as ligações clandestinas na rede de água pluviais, garantindo a balneabilidade da praia de Manguinhos.


O Sistema de Drenagem de Manguinhos é uma obra totalmente realizada com verba de arrecadação do IPTU. 


Categoria:Prefeitura

Deixe seu Comentário