Petrobrás divulga primeiro relatório sobre a presença de óleo nas praias da Região dos Lagos

Divulgado o primeiro relatório elaborado pela Petrobrás sobre a presença de óleo nas praias da Região dos Lagos mostra a ação realizada através do monitoramento marítimo, aéreo e terrestre, desde os primeiros registros da chegada do óleo, no dia 26 de março.

Mais de 260 pessoas, 27 veículos, 23 embarcações e duas aeronaves atuam na identificação do óleo e limpeza do mar e da orla das cidades de Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios.

Em Búzios o óleo em forma de pelotas atingiu 8 praias. Foram elas, Tucuns, Geribá, Brava, Tartaruga, Manguinhos, Marina, Gorda e Rasa. O litoral buziano registrou uma pequena presença do óleo, não gerando graves danos à natureza local. As praias mais atingidas foram Brava, cujo rochedo esquerdo e central apresentou manchas, e a praia da Tartaruga, com presença de resíduos oleosos no costão esquerdo, onde foi realizada uma raspagem para limpeza. No Mangue de Pedras da praia Gorda foi encontrada uma maior concentração de pelotas próximo à vila de pescadores, impregnando também o costão rochoso e as rochas que ficam na areia.

Análises preliminares das amostras de óleo sugerem similaridade com óleo do Campo de Marlim Leste, ainda necessitando de mais estudos para aprofundamento.

Em Búzios a Petrobrás mantém três bases operacionais nas praias de Una, Marina e Manguinhos, dando continuidade aos trabalhos de monitoramento e limpeza.

Nesta quarta-feira, dia 17, acontece em Cabo Frio a segunda reunião entre os secretários de Meio Ambiente das três cidades atingidas, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios. Desta vez com presença dos Guardas Marítimos Ambientais dos municípios em questão, o encontro segue com o objetivo de formação conjunta de uma equipe técnica especializada, para realizar as primeiras ações de combate em caso de novos vazamentos de óleo na região.

Categoria:Meio Ambiente

Deixe seu Comentário