Búzios realiza evento sobre Abolição da Escravatura

A Prefeitura de Búzios por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia realiza um evento em comemoração ao dia da Abolição da Escravatura que é comemorado no dia 13 de maio. A palestra que tem o tema “131 anos da abolição da escravatura” acontece na quarta-feira, dia 9 de maio, das 8h às 17h, no Cine Teatro Rasa.  

A programação é aberta ao público e tem como objetivo refletir sobre a data que homenageia a Lei Áurea, sancionada em 1888, que colocou fim a escravidão no Brasil. Com a assinatura dessa lei, aproximadamente 700 mil escravos foram libertos de sua condição.

O evento além de estar aberto para a comunidade vai contar com os alunos da rede pública de ensino médio, Professores e equipe técnica da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Durante a programação terá apresentação cultural de Quilombolas, Stands de Artesanato Quilombola.

Programação

Manhã

09:00 h Abertura “Valorização das Comunidades Quilombolas”

Marta da Costa-  Representante da Comunidade Quilombola da Rasa

 

09:30h “História e Cultura Afrodescendente” Professor e Historiador Acioli da Silva Junior, Pós-Graduação em História e Cultura Afro-Brasileira, Mestre em Ensino de História pela Universidade Federal Fluminense.

 

10:30h Visitação aos Stands de Artesanato Quilombola.

Apresentação de Danças.

11:30h Encerramento

 

Tarde:  Abertura

13:30 “Valorização das Comunidades Quilombolas”

Beth – Presidente do Quilombo da Baia Formosa

 

14:00h “A Ideologia do Branqueamento na Sociedade Brasileira” - Professor Thiago de Paula, Pós-Graduação em História e Cultura Afro-brasileira. Professor da Rede Municipal de Armação dos Búzios

 

15:00h “O Espaço do Negro na Mídia” -Professor Sérgio Rodrigues dos Santos -Pós-Graduação em História e Cultura Africana

Diretor de Políticas Públicas de Igualdade Racial no Município de São Pedro da Aldeia.

 

16:00h Visitação aos Stands de Artesanato Quilombola.


Apresentação de Danças.

17:00h Encerramento


Categoria:Entrtenimento