Memória Buziana é tema do programa de Formação Continuada de Professores

Reunidos no Espaço Cultural Zanine, professores da rede pública de Búzios participaram nesta quarta-feira (22) de uma grande roda de conversa sobre a Memória Buziana. Parte do programa de formação continuada de professores, promovido pelo CEPED – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação, o encontro trouxe a participação de personagens da comunidade buziana.
Na abertura, Elizabeth Fernandes do Quilombo de Baía Formosa, apresentou a história de origem e luta do núcleo criado por seus ancestrais. Beth explanou sobre o território que ocupavam, a paisagem rara, repleta de belezas naturais e destacou as ações que estão levando as famílias quilombolas a se reagruparem, fortalecendo sua cultura e identidade.
Os professores também tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a história do bairro de José Gonçalves, através do relato de Johnny Rasta, morador e líder comunitário. Johnny ressaltou a luta dos antigos colonos para permanecerem no local, e falou do momento atual na busca pela preservação da Serra das Emerências.
O encontro também contou com a valiosa participação de dona Dolores Pereira, escritora de 87 anos, bordadeira, líder comunitária no bairro de Cem Braças. E com a presença de Antônio Câmara, conhecido como Toninho Português, pessoa querida na comunidade, pesquisador autodidata, grande conhecedor da história local.
Categoria:Comunidade

Deixe seu Comentário