Prefeitura de Búzios realiza palestras nas unidades de saúde em conscientização ao Novembro azul

A Prefeitura de Búzios, através da Secretaria de Saúde, realizará uma série de palestras durante o mês de novembro, nas unidades de saúde do município para conscientizar a população sobre a importância da prevenção do Câncer de Próstata. A programação faz parte da campanha Novembro Azul.

A primeira palestra será realizada na UBS Custódio Alves, no dia 13, às 14h; No dia 14, a programação acontecerá na Policlínica Vila Verde às 9h, na UBS Baia Formosa às 16h e na UBS Cem Braças também às 16h. No dia 21, às 9h, será na ESF da Rasa; No dia 25 às 15h, na UBS da Brava; No dia 27, às 15, na José Gonçalves; E para finalizar no dia 29, na Clínica da Família Rasa e São José, ambas às 14h.

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

A doença pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Quando o homem perceber sinais e sintomas sugestivos da doença, como: dificuldade de urinar; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite; e sangue na urina. A detecção do câncer de próstata pode ser realizada com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos (diagnóstico precoce).

Os homens sem sinais ou sintomas, mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença, podem realizar com exames de toque retal e de sangue para avaliar a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico).

Categoria:Buzios News

Deixe seu Comentário